Locais a Visitar

Locais a Visitar

Gastronomia

Festas e Romarias

Vale do Douro

Poucos são os que conhecem o esforço humano que representa a cultura da vinha nesta região, mas é reconhecido que no vale do Douro se produz um dos maiores vinhos licorosos da terra - o Vinho do Porto. O Douro é um vale, é a vinha e também o vinho.

Protegido dos ventos vindos do Atlântico pelas montanhas do Marão e de Montemuro, no vale do Douro foi necessário encontrar soluções para implantar a vinha nas zonas de encostas íngremes. Após a obra do rio, o trabalho do homem que transformou as montanhas xistosas em terra e muros representa o esforço colectivo de várias culturas: um trabalho de toda uma vida, uma verdadeira epopeia humana!

Podemos observar no terreno quatro grandes sistemas de implantação da vinha: pequenos terraços apoiados em muros de pedra; largos terraços inclinados onde as plantações eram frequentemente feitas seguindo as curvas de nível; patamares horizontais, estreitos, separados por um talude e, finalmente, as plantações feitas segundo a linha de maior inclinação - as vinhas ao alto.

Por estrada, de comboio, num barco, ou até de helicóptero, nenhum deles nos deixará indiferentes. Num percurso pelos Miradouros que oferecem as melhores vistas, admiram-se paisagens deslumbrantes sobre a mais antiga região demarcada do Mundo, o Douro – Património Mundial da Unesco.

  • EN 222: em 2015 esta foi considerada a melhor estrada nacional do mundo.
    Envolvida em paisagens de cortar a respiração, o mais belo troço da EN 222 liga Peso da Régua ao Pinhão.

  • Pinhão: freguesia situada no coração da Região Demarcada do Douro, oferece aos seus visitantes costumes, usos seculares, tradições, vindimas, adegas tradicionais, artesanato e sobretudo a famosa paisagem em socalcos das vinhas durienses. A Estação de Caminhos de Ferro é ornamentada com azulejos oitocentistas, dos mais belos de Portugal.

  • São Leonardo de Galafura: com uma visão de 360 graus, a beleza do local encanta pessoas e inspirou poetas – Miguel Torga. Um miradouro com uma vista indescritível e de visita obrigatória.

  • São Salvador do Mundo: já em S. João da Pesqueira, o miradouro de São Salvador do Mundo está a uma altitude de 493 metros, originando uma paisagem de grande beleza, complementada pelas enormes encostas escarpadas e agrestes que contrastam com os vinhedos, oliveiras e pomares.

Sugestão de roteiro: Roteiro no Vale do Douro

 

Este é roteiro que deve ser percorrido por quem pretende conhecer o Douro na sua inteira beleza e plenitude.
Com partida da Quinta de Recião e primeira paragem no Peso da Régua, iremos percorrer a estrada de Figueira e Valdigem que nos proporciona uma vista maravilhosa sobre o rio e barragem do Varosa.

 

Já no percurso até São Leonardo de Galafura começamos a ser presenteados pelo rio Douro e as suas vinhas contiguas. Chegando a este miradouro inesquecível, a vontade é de não sair mais de lá… Seremos invadidos pela tranquilidade que tanto envolveu Miguel Torga aquando da escrita dos seus mais belos poemas. Mas, vale a pena continuar o percurso, a acentuada descida até Covelinhas é de cortar a respiração – curva contracurva, vemo-nos a ir de encontro ao rio Douro.

 

Já na estação de Covelinhas, aconselhamos a percorrer um caminho alcatroado que surge entre vinhas e apenas termina na barragem de Bagaúste. Aqui, vamos em direção à margem oposta do rio Douro e entramos na tão icónica Estrada Nacional 222. Até chegarmos ao Pinhão, vamos ser invadidos pelo prazer de conduzir na estrada nacional mais bonita do mundo!

 

Chegados ao coração do Douro, será altura de aproveitar os costumes e tradições que a freguesia oferece.

 

Por fim, partiremos em direção ao miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira, para relaxar, tranquilizar e consolidar tanta beleza absorvida num dia só.